Papa anuncia o lançamento da “Plataforma Laudato si'”

Ao final do Regina Coeli, Francisco anunciou um percurso operativo de sete anos, que guiará todas as realidades eclesiais a assumir um estilo de vida sustentável. Na tarde deste domingo, cardeal Tagle encerra a “Semana Laudato si”.

Vatican News

O Papa Francisco anunciou hoje o lançamento da “Plataforma Laudato si”, na iminência do encerramento amanhã (24/05) do Ano especial dedicado à sua encíclica sobre a Casa Comum.

Ao final da oração do Regina Coeli com os fiéis na Praça São Pedro, o Pontífice agradeceu a todos os que participaram com numerosas iniciativas em todo o mundo:

“É um caminho que devemos continuar juntos, ouvindo o clamor da Terra e dos pobres. Por isso, terá início imeditamente a ‘Plataforma Laudato si’, um percurso operativo de sete anos, que guiará as famílias, as comunidades paroquiais e diocesanas, as escolas e as universidades, os hospitais, as empresas, os grupos, os movimentos, as organizações, os institutos religiosos a assumir um estilo de vida sustentável.”

Encerramento da Semana Laudato si

Já neste domingo, há o encerramento da Semana Laudato si’ com uma missa em parte on-line, em parte em presença, na Cúria-geral dos Frades Menores em Roma e na Igreja de São Damião em Assis. O evento é promovido pelo Global Catholic Climate Movement (Movimento Católico Global para o Clima).

Concelebram a missa o cardeal Luis Antonio Tagle, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, fr. Michael Perry OFM, ministro-geral da Ordem dos Frades Menores, Dom Domenico Sorrentino, bispo de Assisi, e padre Augusto Zampini, secretário adjunto do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

De forma on-line, participam  Christina Leaño, diretora do Movimento Católico Global para o Clima e representantes de animadores e diversas realidades envolvidas no proejto da Semana Laudato Si’. Ao ifnal da missa, haverá a entrega do Mandato missionário aos Animadores da Laudato si’ do Movimento Católico Global para o Clima e a outros agentes pastorais empenhados em iniciativas ecológicas.

O Papa Francisco, de fato, fez suas felicitações aos “muitos animadores que hoje recebem o mandato de difundir o Evangelho da Criação e cuidar da nossa Casa Comum”.

Como acompanhar a iniciativa

O evento será em inglês, com tradução simultânea em espanhol, italiano, francês, português, polonês e vietnamita, e será transmitido ao vivo no site do Vatican News.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *